Além de ser uma ótima oportunidade de ampliar a carteira de investimentos, investir em imóveis para locação por temporada pode representar uma fonte de renda conservadora, segura e passiva.
Neste artigo, iremos abordar os pontos importantes desse tipo de investimento. Continue a leitura para descobrir.
O que é investimento em imóveis por temporada?
Considerada uma boa fonte de renda extra, o investimento de imóveis de temporada possibilita que apartamentos sejam alugados por um curto espaço de tempo, geralmente para turistas, viajantes e pessoas que se deslocam a trabalho ou para eventos.
O público-alvo desse tipo de imóvel avalia diferentes aspectos antes da formalização do contrato de locação, como a localização, conforto e outros recursos disponíveis dentro e fora do apartamento.
Pontos a se considerar ao investir em imóveis por temporada.
Os imóveis de short-stay ou aluguéis de temporada tiveram um aumento de quase 20% em comparação aos aluguéis tradicionais no ano passado.
Porém, mesmo com o crescimento desse tipo de locação, é preciso considerar alguns pontos importantes para um bom retorno nesse investimento.
Localização estratégica
Imóveis de locação de curta duração próximos a regiões com alta procura, em centros urbanos ou áreas com opções de lazer e serviço, atraem maior demanda e por isso, se valorizam mais.
Custos com aquisição e manutenção
Ao formalizar um acordo na categoria short-stay, o investidor precisa considerar custos adicionais com documentação, escrituras, reformas e manutenção diária, já que em muitos casos a avaliação define a locação
Considere a taxa de ocupação e a sazonalidade
Os imóveis de curta locação são afetados diretamente pelas épocas do ano, a depender de sua localização. Por isso, busque pesquisar a média de ocupação e rentabilidade em imóveis para estimar de forma realista o seu rendimento.
Regulamentações locais
Em alguns locais existem regulamentações que não permitem o aluguel de imóveis de curta duração. Então, antes de incluir esse tipo de imóvel no seu portfólio, consulte o regulamento interno do condomínio para as permissões adequadas.
Planeje a gestão do imóvel
Logo após o investimento no imóvel, gerenciar o aluguel exige tempo e dedicação para o atendimento dos clientes, esclarecimento de dúvidas e gerenciamento das reservas, por isso, planeje a gestão.
Vale a pena o investimento?
Assim como todo tipo de investimento, existem riscos na aplicação em imóveis para locação de curta duração, porém, é possível garantir lucros de forma segura e rentável.
Os imóveis para locação por temporada tendem a se valorizar, pois representam uma aplicação material que não perde valor ao longo do tempo e ainda gera renda extra ao proprietário.
Além disso, o investimento em imóveis também é uma excelente forma de diversificar a sua carteira de investimentos e minimizar os possíveis impactos das oscilações do mercado financeiro.
Investir no imóvel de locação por temporada pode se tornar uma excelente oportunidade, com um ótimo retorno.
O investidor deve avaliar os principais aspectos desse negócio e explorar as diferentes possibilidades que cada projeto arquitetônico pode oferecer para valorizar o seu imóvel. Entre em contato com os nossos consultores e conheça mais sobre nossos empreendimentos.