Dicas e Notícias

Responsabilidade socioambiental: tendência em empreendimentos

18/12/2019

A responsabilidade socioambiental está cada vez mais presente nas corporações e refletidas no consumo atual. Nos últimos anos, a preocupação exacerbada das pessoas com questões ambientais e sociais está impactando positivamente a forma de enxergar a vida.

Essa tendência em ascensão não está presente somente nos pequenos bens de consumo, também é percebida no ramo da construção civil.

Há preocupação com a procedência, a qualidade e com o tratamento de quem está por trás de cada processo realizado pelas empresas.

Por isso, cada vez mais é possível notar a transparência das ações, o envolvimento maior, o cuidado com os colaboradores, com a procedência dos materiais e execução de cada etapa em uma obra.

Para você entender um pouco mais sobre responsabilidade socioambiental e ver como essa tendência atinge positivamente a construção de novos empreendimentos, convidamos a continuar a leitura!

Otimização do uso de água

Essa tendência é muito relevante. Em ordem de oferecer o viés sustentável e econômico, os empreendimentos estão aliando as tecnologias para promover esse diferencial aos compradores.

Exemplos disso são:

- Sistema de retenção e reuso de águas pluviais, que coleta água das chuvas e armazena em tanques especiais instalados no empreendimento. O líquido é usado para limpar as áreas comuns de todo o residencial.

- Alguns prédios também possuem rede para coleta, retenção e reuso de água, gerada pela condensação do ar condicionado. Essa tendência é vista principalmente em países tropicais e cidades mais quentes que necessitam do equipamento para aliviar o calor diariamente.

A preocupação com o bem estar dos moradores também proporciona o investimento em áreas comuns, externas e internas.

- Calçada em piso drenante por exemplo, evita inundações ou pisos escorregadios. A porosidade das peças permite a drenagem perfeita e passagem da água para o solo, o que ajuda também a amenizar o acúmulo de sujeira.

- Descarga dual flush: em média, nos modelos tradicionais são gastos 15 litros de água por descarga. Mas com essa tecnologia é possível controlar mais a quantidade e economizar de 50 a 75% do volume de água.

- Ainda nas áreas comuns dos empreendimentos é tendência a utilização de torneiras com temporizador, sendo mais econômicas, modernas e higiênicas.

Economia de energia

Responsabilidade socioambiental também é pensar no produto ou serviço finalizado. Por isso, alguns residenciais usufruem de equipamentos que auxiliam na economia das contas de energia do condomínio e dos imóveis, por meio de:

- Captação de energia solar que apesar de ser um investimento alto no início, compensa a longo prazo pela grande economia.

- Nas áreas comuns, as luminárias e lâmpadas tendem a ser de LED, pois são 80% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas que a fluorescentes. Além disso, os ambientes podem possuir sensores de presença, evitando o desperdício de energia em locais sem uso.

Atenção para os resíduos

O lixo produzido pelos empreendimentos também é levado em conta.

Uma ação que auxilia muito no descarte e facilita a reciclagem são as lixeiras próprias para cada tipo de resíduo.

Agora, os empreendimentos possuem lixeira classificadas de acordo com a coleta: reciclável, orgânica e comum. E também podem oferecer o serviço de coleta de óleo de cozinha.

Essas simples ações podem reduzir consideravelmente os impactos sobre o meio ambiente se tiverem o apoio de todos os moradores dos empreendimento.

Responsabilidade socioambiental na empresa

É imprescindível que empresas que se preocupam com a vertente estejam atentas às normas. Assim como, promovendo os hábitos mais sustentáveis para uma melhora na rotina da empresa e de seus colaboradores.

Outro ponto importante é a verificação da qualidade e certificação dos materiais utilizados nas obras para garantir a efetividade de análise de avaliações qualitativas dos fornecedores.

Uma tendência que as empresas também estão seguindo é oferecer treinamentos adequados aos funcionários sobre o descarte correto de materiais, diminuição do desperdício e promoção da reciclagem. Além de encorajar os próprios na redução de resíduos no trabalho.  

Além dessas ações no cotidiano da empresa, as corporações também se preocupam com o social e o bem estar da comunidade. O que pode ser manifestado com o apoio a instituições, promoção de eventos culturais, revitalizações de espaços, melhora na infraestrutura do bairro, adaptação no sistema de água e esgoto no entorno do empreendimento, construção de sistemas de segurança para o trânsito, entre outros.

Por aqui, a responsabilidade socioambiental não é só uma tendência. Faz parte da rotina de cada um de nossos projetos, obras e estilo de negócio. Para saber mais sobre as nossas ações para preservação do meio ambiente, a preocupação com a qualidade de vida dos nossos colaboradores e clientes, clique aqui.