Dicas e Notícias

Modernidade e respeito ao meio ambiente

05/06/2018

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Construtora Dinâmica destaca a sua preocupação com o assunto, que vai além da tendência de mercado

A conexão da sociedade com o meio ambiente acaba tomando distância no dia a dia cada vez mais atribulado em afazeres. Por isso, na modernização e atualização dos projetos arquitetônicos, a sustentabilidade e essa ligação com a natureza e sua preservação tornaram-se cada vez mais evidentes em conceitos.

Hoje muito se fala em sustentabilidade nas novas edificações. Em seus 18 anos de atuação, a Construtora Dinâmica (Bauru) sempre adotou o cuidado e respeito com o meio ambiente como seu dia a dia, incentivando práticas sustentáveis tanto para as construções dos empreendimentos quanto para os funcionários e clientes.

Os Residenciais URBAN, por exemplo, trazem modernidade e consciência ambiental como conceito nos novos projetos arquitetônicos, conquistando seu espaço e motivando uma sociedade mais perceptiva. "E essa consciência trazemos desde a execução das obras, com descarte correto de materiais, por exemplo, no processo construtivo, e levamos aos nossos clientes no produto final. Alguns exemplos são: estimular a luz natural e, quando necessário, optar por luzes de LED; piso vinílico (reciclável e com maior conforto térmico), brises nas janelas (“janelas” externas, que o morador pode movimentar de acordo com a incidência solar), e muito mais", destaca o gerente de projetos da Construtora Dinâmica, Marco Dobri.

Os empreendimentos URBAN da Construtora Dinâmica são providos de sistema de captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos, que geram energia sustentável para toda iluminação da área comum do condomínio. Além de preservar o meio ambiente, a conta de energia elétrica pode diminuir consideravelmente, segundo o gerente de projetos.

Gás Natural

O uso de gás natural é uma tendência cada vez mais evidente nos projetos de arquitetura e engenharia. Ele está presente nos fogões, grill, e nos aquecedores de água que alimentam os chuveiros, proporcionando economia significativa, em relação ao gás liquefeito de petróleo (GLP), e, este aquecimento ainda evita desperdício de água, quando o cliente opta pelo misturador monocomando, deixando sempre a temperatura ideal.

Coleta seletiva

Mais do que orientar os moradores do condomínio, a Construtora Dinâmica já disponibiliza, na entrega do empreendimento lixeiras para o acondicionamento do lixo orgânico e reciclável. Também está inclusa na coleta seletiva, recipiente para descarte adequado do óleo de cozinha.

Aproveitamento de água

As novas construções permitem ainda que sistemas de reúso estejam inclusos, de maneira que toda a água da chuva coletada seja utilizada para a lavagem de pátios e os cuidados com os jardins. Os drenos dos aparelhos de ar-condicionado, que geram cerca de 6 litros de água por dia, também fazem parte do reúso dos condomínios. 

Natureza

A Dinâmica ainda adotou algumas praças de Bauru, mantendo-as sempre revitalizadas para o uso da comunidade em geral para a prática de atividades ao ar livre como, por exemplo, exercícios físicos, e cuida ainda da nascente do afluente do Rio Batalha em Bauru (São Paulo), localizada no Jardim Niceia. 

Estamos falando do projeto Floresta Urbana, que iniciou em 2013, e contemplou o plantio de 800 mudas nativas neste local.  As mudas cresceram e hoje ocupam o antigo espaço vazio com muito verde, preservando a nascente e devolvendo parte da natureza no local.